Quem nunca ficou curioso com algum fenômeno de série?! É claro que alguns são tão reconhecidos quantos outros. Mas é fato que séries que tratam de medicina ou se passam em algum hospital são amadas até hoje. É o gênero favorito de muitos fãs dessa forma de conteúdo. Por isso, listamos cinco produções que são sucesso de crítica e audiência:
E.R
Não existe listar séries médicas sem falarmos da maior série médica de todos os tempos. A série criada por Michael Chricton simplesmente foi uma febre, criando um jeito único de tratar a medicina sob as lentes da câmera. Às vezes, uma cena demorava minutos para sofrer um corte. A intenção era transmitir, em plano sequência, toda a ação de um pronto socorro em Chicago. A série explodiu na audiência, lançou astros de Hollywood como George Clooney, e fez história ao transmitir um episódio ao vivo – e duas vezes em seguida, por conta do fuso horário americano.
Grey’s anatomy
Não tem como falar de séries médicas e não citar Grey’s Anatomy. No ar desde 2005, a atração conta a história de Meredith Grey, a interna que se apaixona pelo seu chefe atendente Derek Shepherd, se unindo aos amigos Cristina Yang, George O’Malley, Izzie Stevens e Alex Karev na luta por tentar ser uma grande cirurgiã do Seattle Grace Hospital. Destaque por ter textos incríveis, trilha-sonora impecável e personagens cativantes, Grey’s caiu no gosto do público. Além de muitos pacientes e histórias interessantes, a série também é a responsável por uma quantidade enorme de tragédias, causando muito choro e sofrimento aos seus fiéis e incansáveis fãs.
House M.D
Inspirada em Sherlock Holmes, a série conseguiu um ótimo mix de bons personagens, casos médicos da semana feitos sob muita pesquisa por parte dos roteiristas e com diálogos memoráveis com frases que são lembradas até hoje. Mas o melhor da série mesmo era seu protagonista. Com um mal-humor, sarcástico, não tinha medo de falar o que pensava, realista acima de tudo e também um personagem quebrado que “vivia” na base de um medicamento para controlar as constantes dores. Com suas oito temporadas, a série recebeu 112 indicações a prêmios, ganhando 51 deles incluindo dois Globo de Ouro de “Melhor Ator em Drama” para Hugh Laurie.
The Good Doctor
The Good Doctor é uma série que aborda a medicina de uma perspectiva bem diferente das demais. Isso porque o seu protagonista é um médico autista. Logo, ele sofre preconceitos, é excluído e a todo momento precisa se provar. Entretanto, ele é brilhante no que faz e muitas vezes cala a boca de todos os que trabalham ao seu redor. Com um ar inocente, o personagem interpretado por Freddie Highmore já é um dos favoritos do público, e a trama criada pela mente por trás de House é um charme a parte. A série se tornou fenômeno de audiência e já é um dos programas mais assistidos da TV.
The Resident
O que acontece quando tudo o que você sabe sobre medicina está errado? The Resident tenta mostrar o lado “não tão bonito” desta área, tendo a “negligência médica” como protagonista. A série pode ser considerada uma afronta pela categoria médica, já tendo sido criticada por muitas autoridades. Certamente, ela não deve estar muito longe da realidade: médicos que só pensam em dinheiro, cometem diagnósticos errados, aplicam dosagem alteradas de medicação para super-faturamento. Estes são apenas alguns exemplos dos casos polêmicos abordados em The Resident. A série é viciante e faz você querer devorar todos os episódios rapidamente.