A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Unesco como a Capital Mundial do Livro. A cidade assume o título no dia 23 de abril e irá sediar por 12 meses uma programação voltada para o incentivo da leitura.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e que também compartilhou nas redes sociais comemorando a escolha e se comprometendo a continuar incentivando a leitura.

Entre as ações propostas pela prefeitura estão a modernização e requalificação da rede municipal de bibliotecas e salas de leitura. Foi proposta também a expansão da Bienal como uma experiência inovadora e de multimídia. O evento também sediará o Primeiro Congresso de Literatura Latino-Americano.

Outras ações

  • Intervenção literária urbana Book Parade
    (Quando artistas famosos serão convidados a criar instalações usando livros como elemento central e fonte de inspiração)
  • Noite dos Livros
    (inspirada no projeto anual de Madri, que apresentará maratona de 24 horas com palestras, competições, apresentações musicais, atividades infantis, workshops de teatro e mesas redondas)
  • Livro nos Trilhos
    (vai espalhar obras literárias em estações de metrô, ônibus e trens, tornando a leitura acessível a públicos diversos)
Rio de Janeiro será a capital do livro em 2023

Para fomentar novos talentos no mercado editorial será criada a Academia Editorial Júnior. A iniciativa oferecerá treinamento e capacitação a jovens promissores interessados no campo editorial.

É a primeira vez que uma candidatura de uma cidade de língua portuguesa é escolhida. O município terá a missão de estimular e coordenar eventos ligados à literatura.

 

FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso