A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Unesco como a Capital Mundial do Livro. A cidade assume o título no dia 23 de abril e irá sediar por 12 meses uma programação voltada para o incentivo da leitura.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e que também compartilhou nas redes sociais comemorando a escolha e se comprometendo a continuar incentivando a leitura.
Rio é escolhida pela UNESCO como Capital Mundial do livro em 2025! Acabei de ser informado pela Diretora Geral da Instituição! pic.twitter.com/Vp2rD4OnaS
— Eduardo Paes (@eduardopaes) October 4, 2023
Entre as ações propostas pela prefeitura estão a modernização e requalificação da rede municipal de bibliotecas e salas de leitura. Foi proposta também a expansão da Bienal como uma experiência inovadora e de multimídia. O evento também sediará o Primeiro Congresso de Literatura Latino-Americano.
Outras ações
- Intervenção literária urbana Book Parade
(Quando artistas famosos serão convidados a criar instalações usando livros como elemento central e fonte de inspiração) - Noite dos Livros
(inspirada no projeto anual de Madri, que apresentará maratona de 24 horas com palestras, competições, apresentações musicais, atividades infantis, workshops de teatro e mesas redondas) - Livro nos Trilhos
(vai espalhar obras literárias em estações de metrô, ônibus e trens, tornando a leitura acessível a públicos diversos)
Para fomentar novos talentos no mercado editorial será criada a Academia Editorial Júnior. A iniciativa oferecerá treinamento e capacitação a jovens promissores interessados no campo editorial.
É a primeira vez que uma candidatura de uma cidade de língua portuguesa é escolhida. O município terá a missão de estimular e coordenar eventos ligados à literatura.