De acordo com a pesquisa do Datafolha em 2019, encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dessas, 76,4% foram abusadas por pessoas próximas ou parentes. Além disso, dados do Anuário de Segurança Pública 2019, no Brasil, mostram que a cada 4 horas, uma menina é estuprada por seu pai, padrasto, tio, primo ou vizinho.

Este foi o caso também de Eve Ensler, escritora, dramaturga e ativista feminista norte-americana, que foi abusada por seu pai dos 5 aos 10 anos de idade. Ela passou as últimas duas décadas em viagens pelo mundo denunciando homens por abusos sexuais e violência contra mulheres. Mundialmente conhecida pela obra “Os Monólogos da Vagina”, decidiu dar voz a seu pai em “O Pedido de Desculpas”, lançamento da Editora Cultrix, selo do Grupo Editorial Pensamento.

Eve sofreu abuso sexual, físico e psicológico pelo pai na infância. Enquanto ele estava vivo não recebeu um pedido de desculpas. Cansada de esperar, ela resolveu escrever seu próprio pedido de desculpas, como se fosse seu pai. Por meio de um texto sucinto e revelador, em uma carta franca, cujo narrador é seu próprio algoz, a autora traz um olhar libertador sobre o tema do abuso feminino, seja ele de ordem sexual, moral ou material. Ainda se mostra, de forma original e comovente, como, pelas feridas criadas na infância, podemos ressurgir e nos reinventar. Essa foi uma leitura extremamente delicada e é impossível não derramar lágrimas em vários momentos e cenas particulares de violência.

Livro O Pedido de Desculpas de capa rosa em cima de folhas antigas de cartas
O Livro é bem delicado e sensível

Um livro delicado

Além dos abusos sexuais que Arthur cometeu, ele também cometeu abusos físicos. A narradora/ autora apanhava várias vezes por simplesmente não se submeter ao que o pai desejava. É interessante ver a evolução dela e perceber como ela entendeu que era seu desespero que alimentava a violência dele. Como Eve escreveu a carta como se fosse seu pai, a visão que temos dela em alguns momentos é deturpada. Entretanto, “ele” não tenta se justificar sobre os abusos que cometeu algo positivo diante de todo o cenário. A autora passou por momentos muito difíceis, mas ela sempre tentou mostrar para a sua família que conseguiu “vencer”, mesmo quando parecia que estava no fundo do poço.

O Pedido de Desculpas é um livro delicado que sem dúvidas vai mudar a vida de toda mulher que o ler. Contendo palavras e cenas difíceis, vamos conhecer uma mulher que transformou toda a sua dor em uma carta que sempre desejou receber. Essa leitura é uma espécie de confissão que acaba trazendo acalento para algumas mulheres que sofreram abusos em suas vidas. E jamais esqueça de que se você ou alguém que conheça esteja sofrendo abusos sexuais, DENUNCIE!

 

Ficou interessado? Adquire o livro atrás do link aqui!

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem