O Lado Feio do Amor foi minha primeira experiência com uma história da Colleen Hoover. Não é uma história fantástica de maravilhosa, mas também não é água com açúcar, possui seus pontos fortes e fracos como qualquer outro bom livro.
Nessa história conhecemos Tate, uma jovem que está indo morar no apartamento do irmão mais velho. Longe de casa e totalmente sozinha, afinal, seu irmão passa mais tempo trabalhando do que em casa, Tate encontra-se em formação ainda sobre o que deseja da sua vida amorosa e dos seus amigos.
Ao mesmo tempo que somos apresentados a Tate, Hoover também nos presenteia com Miles, um rapaz simpático e bonito, porém cheios de mistérios e muito fechado, reservado. Miles é o melhor amigo do irmão da Tate, o que faz com que os dois estejam sempre juntos. Não é difícil de imaginar o que vai acontecer, não é?
“Não pergunte sobre o meu passado – fala, com firmeza. – E nunca espere de mim um futuro.”
Tudo acontece no seu devido tempo, a autora não corre com o assunto para chegar rápido ao ponto que deseja. Tudo acontece naturalmente para que o leitor consiga conhecer e acompanhar a personalidade desses personagens ao longo da história. O que torna tudo mais interessante, porque como outras pessoas, Tate e Miles possuem altos e baixos e isso os deixa mais próximos do leitor.
O que chama mais atenção no livro é como as situações ganham os seus desfechos, pois os capítulos são intercalados com presente, no ponto de vista de Tate, e no passado, com o ponto de vista de Miles. Sempre que acontece algo no presente, no próximo capitulo, que é do passado, narra um pouco mais da história de Tate que de certa forma justifica atitude do rapaz no presente. No geral, é um quebra cabeça que mistura mistério e romance.
O Lado Feio do Amor não é um livro cheio de emoções, pelo contrário, ele é até um pouco frio boa parte do tempo, mas é interessante ver a relação dos personagens, pois por mais que aos nossos olhos seja algo estranho, eles se dão até certo ponto bem com tudo isso e na forma de se tratam. Não é um livro de romance que você espera muita melação, existe sentimento ali, mas demora a desenvolver.
“Acho que, se um homem vivenciasse o lado mais feio do amor, nunca mais iria querer senti-lo novamente.”
É uma narrativa rápida e gostosa, Hoover coloca na história detalhes pertinentes que acrescentam algo na história, diálogos de conteúdo e nos momentos certos. O que incomoda é a diagramação no ponto de vista do Miles que é em forma de poema, tudo centralizado, quem tem TOC sofre. O que também é estranho é ser folha branca, então, se você é um leitor que não gosta muito, pode demorar a se acostumar. Mas nada que a narrativa não te puxe para história e faça-o esquecer qual a cor da folha.
Em O Lado Feio do Amor Colleen Hoover nos dá dois personagens completamente diferentes, mas que se encaixam perfeitamente. Não espere um livro de romance, é um romance muito mais voltado para o drama do que para o felizes para sempre. Você vai sentir muito mais ódio que achar fofo a situação. É um ótimo ponto de vista sobre o lado feio, desconhecido, de um romance. Afinal, nem todos os casais saíram dos contos de fadas, não é?