Leia e confira mais do livro "O Estranho caso do cachorro morto"

Resenha do livro "O Estranho caso do cachorro morto"

Diante de uma leitura essencial e muito inteligente, vamos falar tudo e um pouco mais sobre “O Estranho caso do cachorro morto”. Aliás, o best-seller de Mark Haddon, consegue se enredar com clareza no universo de um menino autista, Christopher. Escrito como espécie de diário, a obra surge como uma tentativa de resolver o assassinato de um cachorro na vizinhança. À medida em que a narrativa avança no seu jogo de detetive, vemos sua jornada de amadurecimento. E é a respeito disso que iremos comentar em “O Estranho caso do cachorro morto”.

Veja também: Conheça o livro “O Estranho caso do cachorro morto”, de Mark Haddon

Entrando na mente de Christopher:

Veja tudo sobre "O Estranho caso do cachorro morto"

Em primeiro lugar, tenho que dizer que “O Estranho caso do cachorro morto” é extremamente inteligente. Além de ser bem construído não seria tão bom quanto caso fosse narrado por qualquer outro personagem senão Christopher. Afinal, conhecemos os seus gostos e entendemos mais sua visão de mundo. Sem contar que é um garoto adorável e sempre está preocupado com aqueles que ama. Eu não sei como colocar em palavras decifráveis, então a única forma de descrever as qualidades do Christopher é puro amor.

No entanto, há tantos problemas familiares envolvidos em torno do protagonista, que é difícil não se empatizar. Especialmente em situações em que ele tenta buscar uma solução ou uma forma de melhorar o momento. Agora, dentro de sua jornada, ele irá descobrir mais do que imagina de si próprio. Ao descobrir que o cachorro de sua vizinha foi morto, tenta descobrir quem fez aquilo, mas acaba descobrindo muito mais sobre sua vida e seus limites.

Uma jornada de amadurecimento:

Não perca a respeito de "O Estranho caso do cachorro morto"

Mais do que uma investigação, o livro conta muito mais a história do próprio Christopher, tanto que a solução do caso já aparece no meio do livro. O segredo aqui é que o personagem começa a escrever todos os seus pensamentos e também é o que desencadeia os seus problemas familiares. Porém, ele coleta tudo isso e utiliza como uma trajetória única para amadurecer.

De fato, Mark Haddon escreve muito bem e desenvolveu bem a história, sem ser estereotipado ou sem fundamentos. E o interessante é que ele prova que o uso de palavras não é a única forma de preencher as páginas de um romance. Pois durante a narrativa há diversas imagens (sejam fotos, gráficos ou mapas) que complementam a história. Outras duas coisas bacanas quanto à estrutura do livro são relacionadas ao fato do Christopher amar e ser um gênio em matemática. A primeira é que os capítulos não são numerados na ordem direta, mas com número primos. E a segunda é que há um apêndice com uma questão de matemática retirada do exame avançado que o protagonista realiza em determinado ponto da história e sua resolução. Ou seja, uma forma mais dinâmica de entender a mente do jovem.

Conclusão:

Portanto, “O Estranho caso do cachorro morto” se constrói com o desenvolvimento do personagem, desde o início até o final das páginas. A história do Christopher é tão maravilhosa quanto importante, pois nos colocamos em seu lugar e entendemos suas dificuldades de viver no mundo. Mas a inocência e sua mentalidade o tornam único. Esta é a chance de se permitir e sair mais da zona de conforto. Também traz uma reflexão necessária sobre visões diferentes.

FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso