Se você assim como eu se surpreendeu com a banda Måneskin no Rock in Rio, está matéria é perfeita para conhecer mais da banda de rock que conquistou fãs ao redor do mundo.
O grupo italiano formado por Damiano David, Victoria De Angelis, Thomas Raggi e Ethan Torchio tem ganhado destaque não apenas pelo seu talento vocal, mas também por reviver a essência do rock dos anos 80. Måneskin possui uma identidade de irreverência, ousadia e um visual carregado bem autêntico.
Måneskin é uma mistura de rock pesado com muitos solos de guitarra, bateria, mas também possui um pouco do glam, do pop e foram essas misturas que despertou a atenção do público. Mas, de onde surgiu Måneskin?
A origem de Måneskin
Apesar da pronúncia ser bem parecida com o português, Måneskin significa “luar” ou “clarão da lua”. Diferente do que imaginamos, esta é uma palavra de origem dinamarquesa, que de acordo com a banda surgiu durante um brainstorming onde Victoria, que é filha de mãe dinamarquesa e pai italiano, sugeriu algumas palavras naquela língua e Måneskin foi a escolhida.
A banda foi formada em 2016 por Victoria De Angelis e Thomas Raggi que estudavam juntos na escola do bairro romano de Monteverde. Tempo depois Damiano David e Ethan Torchio juntaram-se a dupla.
Em 2017, a banda participou da 11ª edição do The X-Factor italiano e ficaram em 2º lugar. Em 2021, Måneskin também participou do concurso Eurovision, representando a Itália. A banda foi tão bem-sucedida que venceram e conseguiram expandir sua música para toda Europa.
Muitas ambições
O primeiro disco de Måneskin foi lançado em 2018 chamado “Il ballo della vita”. O álbum foi um sucesso e fez com que a banda ganhasse relevância, garantindo a primeira turnê pela Europa que passou por países como Espanha, Itália e Alemanha. Além disso, eles abriram o show do Imagine Dragons em Milão.
O que é mais curioso na banda é que eles não cantam apenas em italiano, eles também fazem muito covers de músicas em inglês. O que mostra uma certa ambição dos seus integrantes de atingir um público ainda maior.
O Teatro d’ira: Vol. I é o segundo álbum de estúdio, que foi lançado em março de 2021. O disco inclui os singles Vent’anni e o sucesso Zitti e Buoni. Além dessas duas músicas, também está disponível as faixas I Wanna Be Your Slave e Coraline, dois grandes sucessos da banda.
+ Leia também: Conheça artistas que tem músicas virais no Tiktok
Rock nostálgico
Não é apenas o talento vocal ou de produção que chamam atenção de Måneskin. O grupo nos palcos é cativante e tem uma performance muito atrativa para quem assiste. Durante a passagem pelo Brasil (2022), o figurino autêntico e a presença de palco de todos os integrantes foi o ponto alto dos shows. Damiano David, Victoria De Angelis, Thomas Raggi e Ethan Torchio trabalham muito bem o visual andrógino e provocante. Além disso, estão sempre se jogando e interagindo com o público.
Todos eles pertencem a geração Z. O vocalista, David Damiano e, a baixista, Victoria De Angelis possuem 22 anos. O baterista, Ethan Torchio tem 21 anos e o guitarrista Thomas é o mais jovem, com 20. Além disso, todos os integrantes apoiam os direitos LGBTQIA+ e se dizem parte do movimento.
Quer conhecer mais de Måneskin?
Atualmente a banda tem mais de 20 milhões de ouvintes mensais no Spotify e a mais ouvida é o cover da banda The Four Seasons, Beggin’ com mais de 1 bilhão de reproduções. Agora, fugindo um pouco dos clássicos que você provavelmente já ouviu em alguma rede social, segue uma pequena playlist de músicas da banda para você conhecer mais o som de Måneskin.