...
Confira a crítica de "Five Nights at Freddy's"

Trazendo o universo dos jogos de Terror,”Five Nights at Freddy’s” vem com os elementos principais em uma trama bastante profunda. Aliás, o longa vem com um terror dramático cheio de referências e contextos aos games. Mas, é bom? Por isso, vamos falar mais de “Five Nights at Freddy’s”:

Veja também- Quantos atores já interpretaram Freddy Krueger?

Assumindo um terror dramático:

Vamos falar tudo sobre "Five Nights at Freddy's"

Conhecida como uma das produtoras mais notórias no segmento de terror – e às vezes no drama – a Blumhouse tem se colocado para ser o principal selo de produções diversificadas do gênero. Agora, finalmente revela o resultado da adaptação inspirada nos jogos eletrônicos Five Night’s At Freddy’s, a qual assumiu depois de ser descartada pela Warner.

E se tem algo de alto nível na produção, é que é um filme consciente do que se perde na travessia do fim da inocência. Para além de serem muito convincentes, os diálogos dão o tom do que Five Nights at Freddy’s almeja em termos de dramaturgia, que é vivenciar um luto precoce da infância. Todo o conflito sugerido no filme envolve tirar isso do terreno dos sonhos e trazer para o plano do real.

Mas, a adaptação funciona?

Leia mais sobre o filme "Five Nights at Freddy's"

Quem espera que essa adaptação ao cinema dos jogos dos bichinhos animatrônicos assombrados faça mais um terror de sustos na “casa maluca”, talvez se impacte com o fato de Five Nights at Freddy’s estar muito mais interessado nos seus personagens principais do que nas atrações da sua ambientação.  Mike e Abby atravessam as provações com um tipo de elo dramático e transformativo. Ou seja, combater os terrores dos adultos recuperando da infância a capacidade algo sagrada de fabular, de materializar no mundo o que tratamos como exclusivo do onírico ou do sobrenatural.

Além disso, Five Nights at Freddy’s contrapõe imagens que formaram os pesadelos. A diretora Emma Tammi não precisa ter feito isso de propósito; são imagens de assombro que já transcenderam sua origem e agora constituem um imaginário coletivo que carregamos conosco. O que é consciente na encenação de Tammi é o reforço visual, a crença num tipo de hipnose que pode de fato tornar imagens realidade. É muito raro ver hoje em Hollywood um filme que se articula visualmente dessa forma.

No entanto, o projeto não está imune, pois ainda se desmancha em inconsistências de roteiro quando recorre às saídas que sua trama complicada impõe. Toda a presença funcional da policial Vanessa em cena só existe para que o suspense de abdução vire sobrenatural e depois volte a ser primeiramente um thriller de abdução no fim para amarrar suas pontas. É um esforço meio banal que só parece tirar o foco do que interessa, que é a resposta sensorial e emocional que Mike e Abby dão à existência dos animatrônicos vivos.

Vale a pena assistir Five Nights at Freddy’s?

No geral, o saldo é positivo, principalmente, por adaptar um universo tão grande como esse. Contudo, o longa parece mais bem situado na moldura que escolhe para si, bebendo no potencial do thriller psicológico para tratar seus pavores como uma coisa mais insidiosa, algo que leve consigo o poder da sugestão. Mesmo não sendo perfeito, é um bom caminho a ser trilhado quando falamos em trazer um jogo ao cinema.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO