Five Nights At Freddy’s 2: O passado sempre volta para te assombrar

Five Nights At Freddy’s 2 chega como uma sequência mais aterrorizante que o primeiro, com novos bonecos, novos sustos e novos vilões, mas o mesmo drama familiar.
Um ano depois dos eventos que aconteceram no primeiro longa, Mike está seguindo em frente com a sua irmã Abby, e Vanessa também está tentando superar o rastro deixado pelo pai assassino. Antes, o foco era o Mike e sua relação com a irmã, agora Vanessa vira o ponto central, junto com seus inúmeros traumas do passado.
Em FNAF 2, descobrimos que há mais de uma Freddy Fazbear’s, e o que vimos na primeira parte é dito como uma franquia. Agora estamos na pizzaria original, com um flashback de 1982, vendo um pouco mais de como o vilão agia e o surgimento de um novo personagem muito importante para a trama.
Veja também- Five Nights at Freddy’s: Conheça todos os livros da saga
Drama familiar
Vamos começar com o drama familiar. No primeiro filme, Mike tem que lidar com a frustração de não ter conseguido salvar o irmão Garrett e conciliar com a guarda da irmã Abby, sendo disputada pela tia gananciosa. Agora, o foco vai para a Vanessa, o filme até começa com a sua versão criança na pizzaria, onde o pai cometia os crimes. Mais uma vez, tudo volta para ela, a pizzaria e os novos vilões.
Abby também entra no foco do drama. Enquanto tenta se ajustar na escola, ela não consegue esquecer do que aconteceu na Freddy Fazbear’s e dos seus amigos animatrônicos. Chata, insuportável, irritante de tão inocente, são algumas características que descrevem a personalidade da personagem.
Mike acaba virando mero coadjuvante, focado em fazer apenas sua irmã, que acredita em tudo e em todos, sobreviver mais um dia.

Terror
A fórmula é a mesma: começa com cena de terror para chocar, vai para um drama e depois vem a ação de terror novamente, com direito a reviravoltas e plot twist. Porém, FNAF 2 é bem mais aterrorizante que o primeiro e com muito mais jump scares, chega a ser irritante tanto susto de graça, um atrás do outro.
Dou o devido crédito: a atmosfera do terror foi bem montada, com direito a crianças rindo, bonecos aparecendo do nada e o clássico “tem alguém aí?”. Mesmo estando mais pesado, algumas cenas de mortes foram suavizadas, você sabe o que aconteceu, mas não vê nada dilacerado.
Roteiro
Vamos ao polêmico roteiro. Por mais que algumas dúvidas tenham sido respondidas, como se a tia morreu ou não, a sequências conseguiu abrir novos questionamentos e deixar vários furos, por exemplo, [ALERTA DE SPOILER] por que o professor da escola da Abby odeia ela? Por que os animatrônicos podiam sair no primeiro filme e nesse eles tem uma trava? Por que a vilã consegue entrar no corpo das pessoas como bem entender?
O filme deixou claro que haverá um terceiro filme, a esperança é de que algumas dessas dúvidas de desenvolvimento, sejam respondidas.
Personagens
O medo de sequências é o mesmo: se todos os personagens estarão de volta e se os novos vão de fato contribuir para a história, ou só estarão ali para fazer figuração. A resposta para Five Night At Freddy’s 2 é sim. Todos os personagens voltaram, nenhum novo interesse amoroso para o Mike foi inserido e a Abby continua sendo feita pela mesma atriz, e todos os novos personagens que entraram fazem sentido para a trama.
Inclusive, eu não lembro de nenhum lançamento atual que não tenha a Mckenna Grace nele. Nossa inimiga do desemprego.
Considerações finais
Já prepara o calmante, porque Five Nights At Freddy’s 2 é teste para cardíaco. É susto atrás de susto, é boneco atrás de boneco. Para os fãs dos jogos, tem bastante referência. Para os que só conhecem o filme, vale assistir para entender mais desse universo.




