...

Não é de hoje que o mercado e o interesse por crimes reais existe, mas da onde, exatamente, surgiu essa curiosidade?

Segundo a revista científica da BBC, a ScienceFocus, o interesse da população por casos de crimes reais vem de um instinto humano ancestral. Esse conceito, fundamentado por psicólogos, argumenta que relatos de assassinatos e crimes graves têm acompanhado a história da humanidade desde tempos remotos.

Por essa razão, de acordo também com a BBC, a nossa obsessão por querer sempre descobrir “quem”, “quando”, “porque” ou “o que” é instintivo. Nós como seres humanos queremos sempre descobrir o motivo por trás dos crimes. O que fez com que aquela pessoa cometesse aquele ato e até buscar proteção em cima dessas razões.

E foi exatamente esses temas que foram tratados por Carol Moreira, Mabê Bonafé, Ivan Mizanzuk e Raphael Montes, com Isabella Moore mediando esse bate-papo.

Conhecendo nossos convidados:

Domingo, dia 10 de setembro, o espaço Palavra-Chave na Bienal do Livro do Rio de Janeiro recebeu um painel que lotou de curiosos e entusiastas do famoso true crime

Com nomes de peso, tivemos presente Carol Moreira e Mabê Bonafé, apresentadoras do podcast sobre crimes reais, serial killers e casos sobrenaturais, o Modus Operandi. Também esteve presente Ivan Mizanzuk, professor universitário, escritor, produtor de podcasts e jornalista, que publicou o livro sobre O Caso Evandro. Além desses nomes de peso, tivemos Raphael Montes, escritor e roteirista brasileiro de literatura policial. Raphael já vendeu mais de 125 mil cópias no Brasil e sua obra já foi traduzida para 10 idiomas. É autor de sucessos como Suicidas e Jantar Secreto, além de ser criador e produtor executivo de “Bom Dia, Verônica” na Netflix. O bate-papo foi mediado por Isabella Moore.

+ Leia também: Franklin Texeira: “Visão Noturna” e o horror queer

Mabê Bonafé, Ivan Mizanzuk, Raphael Montes, Isabella Moore e Carol Moreira durante o painel sobre true crime/cirmes reais na Bienal

Bate-papo sobre true crime

Durante uma hora de conversa pudemos conhecer um pouco mais sobre como o processo de escrita é realizado, quais são as inspirações (ao se tratar de obras de ficção) e quais os métodos de pesquisa utilizados tanto em crimes reais quanto em romances policiais.

Todos os convidados contaram um pouco para gente de que forma o interesse pelos crimes reais começou e salientou o que foi dito no começo desse post: que esse interesse vem desde muito antigamente, além da necessidade de conseguir algum tipo de proteção. A teoria é de que: se nós temos como evitar, não irá acontecer conosco.

Temas como a falsa necessidade de avisos gatilhos na literatura, o medo da censura e a importância de contar a história da vítima com responsabilidade também foram abordados. Raphael trouxe à tona se existe mesmo essa urgência em sempre ter que avisar o conteúdo de um livro e se isso não pode, futuramente, ser ligado a uma espécie de censura. A questão levantada por ele é: quem decide o que é um gatilho?

Algo importante a ser salientado é que as histórias devem sempre ser contadas com respeito e cuidado, pois na maioria dos casos o ato hediondo acaba refletindo em familiares e pessoas que sofrem mesmo sem ter a ver com o crime em questão. E quem comete crimes age de forma monstruosa, mas não são monstros. Ver criminosos como seres humanos faz com que possamos identificar melhor quando algo errado acontece perto de nós.

Infelizmente a Bienal do Livro já chegou ao fim, mas esperamos ter, no próximo ano, personalidades como a que tivemos na edição do Rio de Janeiro. 

 

Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias