Quando pensamos em Coreia do Sul, o que vem à nossa mente? Talvez, país desenvolvido, K-Pop, doramas e, até, Coreia do Norte, mas nunca paramos para pensar em sua literatura. Sim, o país pode ser visto como um excelente cenário para as mais diversas histórias, ou, até mesmo, ser algo interessante para conhecer um país através dos olhos e das palavras dos próprios habitantes. Pensamento nisso, separamos 5 livros que trazem a Coreia do Sul como cenário principal.

Pule, Kim Joo So
Gaby Brandalise

Uma história inspirada no maravilhoso mundo dos dramas coreanos. Marina e So estão conectados pela dor, mas vivem em mundos completamente distantes. Marina vive em Curitiba, Brasil, atormentada pelas agressões do ex-namorado, já So vive em Seul, na Coreia do Sul, preso a uma culpa da qual não consegue escapar. Em um momento, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que finalmente ambos tomem o controle de suas vidas, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram.

Por favor, cuide da mamãe
Kyung-Sook Shin

Park So-Nyo, de 69 anos, resolve ir com o seu marido, com quem é casada há mais de 50 anos, visitar seus cinco filhos em Seul, capital da Coreia do Sul. No entanto, o que deveria ser um simples reencontro familiar, acaba virando um grande mistério. Em uma estação de metrô super movimentada, So-Nyo é deixada para trás em meio à multidão, sem seu marido perceber porque, como fez a vida toda, ele apenas acreditou que ela o estaria seguindo. Essa é a última vez que Park é vista. Começa então a busca pela mãe, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração de quem realmente era aquela mulher que, de fato, ninguém realmente conheceu.

Pule, Kim Joo So, O Príncipe Coreano, A Vegetariana
Pule, Kim Joo So, O Príncipe Coreano, A Vegetariana

O Príncipe Coreano
Mia Antiere

A história gira em torno de Mel, que nasceu e viveu como uma princesa até a morte de seu pai. A partir desse momento, e da perseguição da madrasta ambiciosa, ela resolve fugir para a Coreia do Sul, cenário dos seus programas favoritos, mas, ainda assim, ela não encontra a paz que tanto procura. Mel passa por muitos desafios, além de conhecer um homem divido entre a arrogância e o amor. Enquanto isso, Lee Kang Dae é considerado o Príncipe da Coreia, rico, bonito e muito cobiçado, não sente a necessidade de respeitar quem não segue suas regras. Porém, ele vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando é enfrentado, publicamente, pela garota ocidental que todos chamam de Morena.

A Vegetariana
Han Kang

A obra é um romance de três partes que se complementam e formam um todo, mas que podem ser lidas separadamente. O livro narra a história de uma mulher coreana que decide não comer mais carne e, com isso, tem que enfrentar toda a repercussão e julgamento social que uma decisão desse tipo provoca na Coreia do Sul. Uma decisão que poderia ser vista como simples, mas que acaba se tornando um martírio diário para a protagonista. A primeira parte é narrada pelo marido, um funcionário de médio escalão, sendo através de seus olhos que podemos perceber o estranhamento que as atitudes de sua esposa provocam.

Contos Contemporâneos Coreanos
Yun Jung Im (seleção, tradução e notas); Boris Schnaiderman (Prefácio)

Sem dúvidas, esse livro é ideal para quem gosta da Coreia do Sul e suas histórias, pois esse livro reúne 10 contos escritos por diversos autores sul-coreanos. Dentre esses contos, temos ‘A Ilusão da Primavera’, de Kim Chae-Won, que traz um enredo sobre um inquilino às voltas com as normas de um condomínio; ‘Três Dias Daquele Outono’, de Park Wan-Sun, que narra a história de uma ginecologista que instala sua clínica em um bairro pobre; além de muitos outros enredos. A obra ainda busca responder a pergunta “Será mesmo que tudo isso aconteceu na Coreia distante ou não sob os nossos olhos?”.

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?