Quando pensamos em Coreia do Sul, o que vem à nossa mente? Talvez, país desenvolvido, K-Pop, doramas e, até, Coreia do Norte, mas nunca paramos para pensar em sua literatura. Sim, o país pode ser visto como um excelente cenário para as mais diversas histórias, ou, até mesmo, ser algo interessante para conhecer um país através dos olhos e das palavras dos próprios habitantes. Pensamento nisso, separamos 5 livros que trazem a Coreia do Sul como cenário principal.
Pule, Kim Joo So
Gaby Brandalise
Uma história inspirada no maravilhoso mundo dos dramas coreanos. Marina e So estão conectados pela dor, mas vivem em mundos completamente distantes. Marina vive em Curitiba, Brasil, atormentada pelas agressões do ex-namorado, já So vive em Seul, na Coreia do Sul, preso a uma culpa da qual não consegue escapar. Em um momento, a história dos dois vai se cruzar e fazer com que finalmente ambos tomem o controle de suas vidas, encontrando o ponto de virada que sempre buscaram.
Por favor, cuide da mamãe
Kyung-Sook Shin
Park So-Nyo, de 69 anos, resolve ir com o seu marido, com quem é casada há mais de 50 anos, visitar seus cinco filhos em Seul, capital da Coreia do Sul. No entanto, o que deveria ser um simples reencontro familiar, acaba virando um grande mistério. Em uma estação de metrô super movimentada, So-Nyo é deixada para trás em meio à multidão, sem seu marido perceber porque, como fez a vida toda, ele apenas acreditou que ela o estaria seguindo. Essa é a última vez que Park é vista. Começa então a busca pela mãe, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração de quem realmente era aquela mulher que, de fato, ninguém realmente conheceu.
O Príncipe Coreano
Mia Antiere
A história gira em torno de Mel, que nasceu e viveu como uma princesa até a morte de seu pai. A partir desse momento, e da perseguição da madrasta ambiciosa, ela resolve fugir para a Coreia do Sul, cenário dos seus programas favoritos, mas, ainda assim, ela não encontra a paz que tanto procura. Mel passa por muitos desafios, além de conhecer um homem divido entre a arrogância e o amor. Enquanto isso, Lee Kang Dae é considerado o Príncipe da Coreia, rico, bonito e muito cobiçado, não sente a necessidade de respeitar quem não segue suas regras. Porém, ele vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando é enfrentado, publicamente, pela garota ocidental que todos chamam de Morena.
A Vegetariana
Han Kang
A obra é um romance de três partes que se complementam e formam um todo, mas que podem ser lidas separadamente. O livro narra a história de uma mulher coreana que decide não comer mais carne e, com isso, tem que enfrentar toda a repercussão e julgamento social que uma decisão desse tipo provoca na Coreia do Sul. Uma decisão que poderia ser vista como simples, mas que acaba se tornando um martírio diário para a protagonista. A primeira parte é narrada pelo marido, um funcionário de médio escalão, sendo através de seus olhos que podemos perceber o estranhamento que as atitudes de sua esposa provocam.
Contos Contemporâneos Coreanos
Yun Jung Im (seleção, tradução e notas); Boris Schnaiderman (Prefácio)
Sem dúvidas, esse livro é ideal para quem gosta da Coreia do Sul e suas histórias, pois esse livro reúne 10 contos escritos por diversos autores sul-coreanos. Dentre esses contos, temos ‘A Ilusão da Primavera’, de Kim Chae-Won, que traz um enredo sobre um inquilino às voltas com as normas de um condomínio; ‘Três Dias Daquele Outono’, de Park Wan-Sun, que narra a história de uma ginecologista que instala sua clínica em um bairro pobre; além de muitos outros enredos. A obra ainda busca responder a pergunta “Será mesmo que tudo isso aconteceu na Coreia distante ou não sob os nossos olhos?”.