Dentro de um espetáculo cheio de animação, drama e aprendizados, conheça tudo sobre a peça “Barnum, o Rei do Show”. Aliás, inspirada na história de P.T.Barnum, a apresentação já esteve nos palcos na Broadway e nas telas de cinema. Agora, está em cartaz pelo nosso país e trazendo surpresas e muita música. Portanto, vamos saber e conhecer tudo sobre a peça “Barnum, o Rei do Show”:
Veja também: Sweeney Todd-5 curiosidades sobre a obra
Quem foi P.T. Barnum?!
Em primeiro lugar, é preciso entender figura tão popular quanto controversa na história do showbiz norte americano. Phineas Taylor Barnum (1810-1891) é essencial para compreender o mercado do entretenimento estadunidense. Afinal, o empresário foi responsável por montar museu itinerante, no qual irmanava números de circo, dança, estrelas da música e atrações estranhas. Além disso, foi algo deu abertura para a criação do chamado mercado do freak show, ainda no século XIX. Sem contar que seus sucessos provavelmente fizeram dele o primeiro milionário da área.
“O Rei do Show”
Em seguida, no auge da Broadway de 1980, tivemos a primeira representação desse homem tão marcante. A produção original contou com nomes como Glenn Close e Michael Crawford. Para contar a trajetória do showman, o espetáculo utiliza diversos recursos do circo, como números na corda bamba, trapézios entre outras atrações típicas desse entretenimento. A apresentação permaneceu em cartaz por três anos em Nova York e teve uma bem sucedida montagem no West End, em Londres. Porém, está longe de ser uma obra de cunho popular no mercado norte americano.
Na verdade, o espetáculo caiu no esquecimento e jamais ganhou uma remontagem na Broadway. Sendo revivido apenas em 2013, quando ganhou encenação em festival inglês e uma turnê por cidades do Reino Unido entre 2014 e 2015. No entanto, tudo mudou quando a versão cinematográfica intitulada de “O Rei do Show”. O filme de Michael Gracey foi um sucesso de imediato. Também é estrelado por Hugh Jackman, Zac Efron, Michelle Williams, Rebecca Ferguson e Zendaya. Ainda conta com com canções originais da dupla de compositores Benj Pasek e Justin Paul. A partir disso, em alguns cantos do mundo, o show resgatou um pouco do estilo a versão original com longa metragem.
Peça Nacional:
Com o sucesso do filme, não é surpresa que os olhos de uma série de produtores brasileiros tenham se voltado para a versão que chegou à Broadway. Dentro do elenco, temos Murilo Rosa que dá vida ao controverso empresário do entretenimento americano. Giulia Nadruz interpreta a cantora lírica Jenny Lind, por quem o personagem cai de amor. Embora que seja casado com Charity (Kiara Sasso). A cantora Diva Menner faz Joice Heth, “a mulher mais velha do mundo”, e também solta a voz.
Após temporada de sucesso em São Paulo em 2021, o musical foi indicado a 8 categorias no Prêmio DID (Destaque Imprensa Digital). Decerto, temos uma história que foge às amarras do realismo musical, focando no teor lúdico e na inteligência de um público sempre atento. Especialmente por reunir tudo o que um espetáculo merece de fato. Ou seja, se prepare para se jogar em uma aventura musical transformadora.