Conheça o livro "O homem pré-histórico também é mulher"
Lançamento de Rosa dos Tempos, "O homem pré-histórico também é mulher"

Conheça o livro “O homem pré-histórico também é mulher”

Sendo um dos mais recentes lançamentos da Editora Rosa dos Tempos, vamos conhecer o livro “O homem pré-histórico também é mulher”. Aliás, esse livro está dando o que falar por aí. Pois corrige a representação de mulheres pré-históricas ao explorar seu comportamento, ao longo dos anos. Incluindo que Marylène Patou-Mathis utilizou a arqueologia de gênero para alterar o imaginário sociocultural que forjou esse estereótipo. Dessa maneira, que tal falarmos do livro “O homem pré-histórico também é mulher”?!

Confira também: Conheça Dunstan, o novo livro de Conn Iggulden

Sinopse:

Não perca o lançamento de "O homem pré-histórico também é mulher"“Não! As mulheres pré-históricas não passavam o tempo varrendo a caverna! E se elas também tiverem pintado Lascaux, caçado bisões, talhado ferramentas e protagonizado a origem das inovações e dos avanços sociais?”

Com essa provocação, a proeminente arqueóloga e pré-historiadora francesa Marylène Patou-Mathis começa este minucioso livro sobre arqueologia de gênero. O imaginário sociocultural forjou a ideia de que, na pré-história, as mulheres eram coletoras delicadas e vulneráveis, restritas ao espaço doméstico e familiar. É comum também serem retratadas sendo arrastadas pelo cabelo por homens portando um tacape, levadas como troféus de caça. Ainda mais, a autora revela uma mulher pré-histórica além dessas representações repetidas à exaustão. Desde os primeiros historiadores e arqueólogos, todos eles homens, até a atualidade.

Quem é a autora?

Marylène Patou-Mathis é uma pré-historiadora apaixonada por aprender sobre o comportamento dos primeiros humanos, especialmente dos neandertais. É diretora de pesquisa no Centre National de La Recherche Scientifique e trabalha no departamento de Humanidade e Meio Ambiente no Museu de História Natural, ambos de Paris.  Assim também, escreveu inúmeros livros sobre a temática pré-histórica.

O que esperar do livro?!

Acima de tudo, “O homem pré-histórico também é mulher” vem com uma proposta diferente dos demais trabalhos. Especialmente por ser tratar de uma quebra de paradigmas sociais. Sem contar que a obra tem como objetivo corrigir um erro secular ao dar voz para nossas ancestrais e reconstituir sua dignidade através de argumentos sólidos e embasados em pesquisas recentes sobre arqueologia.

Do mesmo modo que o livro também expõe como essas imagens são um reflexo dos valores sociais patriarcais e burgueses. Tanto que mostra como essa ideia foi desmistificada através dos anos por mulheres que tomaram espaço na ciência para contribuir com estudos pré-históricos. Ou seja, personalidades como Marylène Patou-Mathis são responsáveis por trazer essa perspectiva.

Veja também: Terra das Marés é o novo romance de Phillipa Gregory