...
Conheça o livro "O homem pré-histórico também é mulher"

Lançamento de Rosa dos Tempos, "O homem pré-histórico também é mulher"

Sendo um dos mais recentes lançamentos da Editora Rosa dos Tempos, vamos conhecer o livro “O homem pré-histórico também é mulher”. Aliás, esse livro está dando o que falar por aí. Pois corrige a representação de mulheres pré-históricas ao explorar seu comportamento, ao longo dos anos. Incluindo que Marylène Patou-Mathis utilizou a arqueologia de gênero para alterar o imaginário sociocultural que forjou esse estereótipo. Dessa maneira, que tal falarmos do livro “O homem pré-histórico também é mulher”?!

Confira também: Conheça Dunstan, o novo livro de Conn Iggulden

Sinopse:

Não perca o lançamento de "O homem pré-histórico também é mulher"“Não! As mulheres pré-históricas não passavam o tempo varrendo a caverna! E se elas também tiverem pintado Lascaux, caçado bisões, talhado ferramentas e protagonizado a origem das inovações e dos avanços sociais?”

Com essa provocação, a proeminente arqueóloga e pré-historiadora francesa Marylène Patou-Mathis começa este minucioso livro sobre arqueologia de gênero. O imaginário sociocultural forjou a ideia de que, na pré-história, as mulheres eram coletoras delicadas e vulneráveis, restritas ao espaço doméstico e familiar. É comum também serem retratadas sendo arrastadas pelo cabelo por homens portando um tacape, levadas como troféus de caça. Ainda mais, a autora revela uma mulher pré-histórica além dessas representações repetidas à exaustão. Desde os primeiros historiadores e arqueólogos, todos eles homens, até a atualidade.

Quem é a autora?

Marylène Patou-Mathis é uma pré-historiadora apaixonada por aprender sobre o comportamento dos primeiros humanos, especialmente dos neandertais. É diretora de pesquisa no Centre National de La Recherche Scientifique e trabalha no departamento de Humanidade e Meio Ambiente no Museu de História Natural, ambos de Paris.  Assim também, escreveu inúmeros livros sobre a temática pré-histórica.

O que esperar do livro?!

Acima de tudo, “O homem pré-histórico também é mulher” vem com uma proposta diferente dos demais trabalhos. Especialmente por ser tratar de uma quebra de paradigmas sociais. Sem contar que a obra tem como objetivo corrigir um erro secular ao dar voz para nossas ancestrais e reconstituir sua dignidade através de argumentos sólidos e embasados em pesquisas recentes sobre arqueologia.

Do mesmo modo que o livro também expõe como essas imagens são um reflexo dos valores sociais patriarcais e burgueses. Tanto que mostra como essa ideia foi desmistificada através dos anos por mulheres que tomaram espaço na ciência para contribuir com estudos pré-históricos. Ou seja, personalidades como Marylène Patou-Mathis são responsáveis por trazer essa perspectiva.

Veja também: Terra das Marés é o novo romance de Phillipa Gregory

Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias