Fantasia é um gênero fictício também conhecido por ficção fantástica. Nela normalmente são usados elementos sobrenaturais e inexistentes em nosso mundo como assunto primário dentro da narrativa. Também é comum vermos obras de fantasia com seres mágicos, humanos com poderes e mundos inventados completamente do zero.
ALTA FANTASIA
Talvez esse seja mais fácil de reconhecer porque seus aspectos são bem mais chamativos. O principal deles é um mundo completamente novo e diferente do nosso, com regras próprias que não se misturam com o mundo “normal”. Assim como a criação de mapas novos e inventados. Possui também a presença de magia e de seres mágicos. O bem contra o mal é um conceito bem presente e geralmente o personagem que representa o mal é importante na história, marcando conflitos de luta e poder. Além disso, também costuma ser meio obcecado em formar um exército para acabar com o mundo ou destruir os heróis. Além dessas características, pode ter também um plano de fundo político e/ou ético.
BAIXA FANTASIA
Primeiro preciso ressaltar que o “baixa” no nome não significa inferioridade! Nesse subgênero pode existir a magia, porém ela não é utilizada da mesma forma e nem é o foco principal, por isso o nome. Além disso, o lugar da história também tem bastante significância na baixa fantasia. Aqui, a história se passa em uma versão do mundo que nós JÁ CONHECEMOS, dentro do nosso planeta e na nossa geografia, podendo ser contemporânea ou histórica.
FANTASIA SOMBRIA
Na fantasia sombria nós temos elementos combinados que caracterizam o que é fantasia e o que é terror e horror. Ambientes mágicos sombrios costumam estar presentes aqui, assim como uma narrativa mais macabra. Diferentemente da alta fantasia, o cenário aqui não necessita de uma construção tão elaborada e com tantos detalhes, pois o que predomina é o sentimento que será causado ao leitor conforme o autor molda o aspecto psicológico.