...

Fantasia é um gênero fictício também conhecido por ficção fantástica. Nela normalmente são usados elementos sobrenaturais e inexistentes em nosso mundo como assunto primário dentro da narrativa. Também é comum vermos obras de fantasia com seres mágicos, humanos com poderes e mundos inventados completamente do zero.

ALTA FANTASIA

Alta fantasia
Cidade da Lua Crescente; Sarah J. Maas

Talvez esse seja mais fácil de reconhecer porque seus aspectos são bem mais chamativos. O principal deles é um mundo completamente novo e diferente do nosso, com regras próprias que não se misturam com o mundo “normal”. Assim como a criação de mapas novos e inventados. Possui também a presença de magia e de seres mágicos. O bem contra o mal é um conceito bem presente e geralmente o personagem que representa o mal é importante na história, marcando conflitos de luta e poder. Além disso, também costuma ser meio obcecado em formar um exército para acabar com o mundo ou destruir os heróis. Além dessas características, pode ter também um plano de fundo político e/ou ético. 

 

BAIXA FANTASIA

Baixa fantasia
Crepúsculo; Stephenie Meyer

Primeiro preciso ressaltar que o “baixa” no nome não significa inferioridade! Nesse subgênero pode existir a magia, porém ela não é utilizada da mesma forma e nem é o foco principal, por isso o nome. Além disso, o lugar da história também tem bastante significância na baixa fantasia. Aqui, a história se passa em uma versão do mundo que nós JÁ CONHECEMOS, dentro do nosso planeta e na nossa geografia, podendo ser contemporânea ou histórica. 

 

FANTASIA SOMBRIA

Fantasia sombria
Território Lovecraft; Matt Ruff

Na fantasia sombria nós temos elementos combinados que caracterizam o que é fantasia e o que é terror e horror. Ambientes mágicos sombrios costumam estar presentes aqui, assim como uma narrativa mais macabra. Diferentemente da alta fantasia, o cenário aqui não necessita de uma construção tão elaborada e com tantos detalhes, pois o que predomina é o sentimento que será causado ao leitor conforme o autor molda o aspecto psicológico.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO