...

Audiobook é um livro em que todo o conteúdo é falado, e é também conhecido como “livro falado” ou “audiolivro”. O produto digital é ideal para atingir uma audiência interessada em leitura mas que não possui tempo disponível, e querem conciliar a “leitura” com outras atividades, como por exemplo, enquanto estão no trânsito. Outra característica interessante dos audiobooks é que eles são ideais para deficientes visuais, já que são muito mais baratos e fáceis de encontrar que suas versões em braile. Mas você já se perguntou como funciona o processo para gerar esse conteúdo?

A gerente de conteúdo da Ubook, Cristina Albuquerque, conta como é gerado, desde a escolha até a produção dessa nova forma de contar histórias.

1) Como vocês escolhem qual título publicar?
O primeiro passo para o processo é catar o conteúdo, a gente se encontra com as editoras parceiras, organizamos uma seleção de livros, negociamos e enviam o pdf do livro. Dessa forma, eu leio o livro ou pelo menos 30 ou 40% e analiso para enviar ao processo de produção e seleção de voz.

2) Sobre os direitos, é difícil negociar com as editoras?
Os direitos autorais funcionam da mesma forma que a editoria de livro impresso, tudo é negociado entre o autor, a empresa que produziu o livro. Dessa fórmula, alguns títulos são liberados e outros não.

3) Qual livro para você não se encaixa muito nessa versão em áudio?
Na verdade, todo gênero pode se enquadrar no áudio, é só uma questão de adaptação. Por exemplo, em alguns o narrador pode utilizar o modelo de teatro shakesperiano e outros pode apenas falar, mas com algum jeito que envolva o ouvinte.

4) Na plataforma Ubook, vocês também possuem e-books. Esses e-book um dia ganharão versão de audiobook ou não?
Depende da liberação da editora, pois algumas são só para e-book e outras para áudio.

5) Depois de escolher o título, como é feita a escolha das vozes?
Assim que o conteúdo é analisado, começa a busca da seleção de voz, no qual tenho uma equipe de produção que inicia essa parte. O sucesso ou o desastre de um áudio já começa nessa etapa. Se eu pego uma pessoa jovem de humor para um personagem que é de drama e de 50 anos, você não se envolve com o livro, porque ta se ouvindo o texto que não se corresponde com a verdade que está narrando. Por isso precisamos ler e fazer o briefing de voz. Isso só não acontece quando o autor narra a história, porque ele às vezes dá o seu toque para a história. Quando não é, é analisamos diferentes pessoas, sejam famosas ou não, para se encaixar nos personagens. Para isso, a gente pega uma parte do livro, selecionamos dois narradores com o perfil de voz e os colocamos para ler. Recebemos, enviamos para editora e administramos quem será ou não, também com a influência da pessoa que editou o livro, por saber mais a respeito da história.

6) Já tiveram algum problema de escolher uma voz e no final da edição a voz não ficar tão boa assim no livro?
Não. A gente já teve só problema que o autor narrou o livro, mas o resultado final não ficou bom, e refizemos a gravação. Mas dificilmente a gente teve um problema desse tipo.

7) Quanto tempo mais ou menos dura a gravação de um livro?
Em um dia, 3 horas de duração, porque o narrador não aguenta ficar várias horas falando, a voz falha e pode ficar muito cansado de repetir as mesmas palavras. Então, se possível, um capítulo por dia. Em um todo leva em torno de 45 dias, dependendo do conteúdo.

8) Qual o processo para finalizar?
Assim que termina, vamos para o processo de equalização, que é pegar o áudio, entender se houve algum problema, um estouro de fala e equalizar para ficar melhor para quem vai editar e revisar. O editor vai corrigir esses erros e acertar tudo para passar ao revisor, que ouve detalhadamente e edita um pouco, até ser lançado. Se caso tiver algum erro na voz, a gente volta e faz o processo todo de novo.

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI