A Guerra dos Roses: O livro que vai ganhar novo filme

Clássico da comédia dos anos 1980 está de volta, A Guerra dos Roses é o livro que vai ganhar novo filme com Olivia Colman e Benedict Cumberbatch. Aliás, a obra, lançada pela Intrínseca, mostra que tudo que o amor constrói, o divórcio destrói na mesma intensidade. Por isso, vamos falar sobre A Guerra dos Roses:
Veja também- Resenha: Livros & Ossos, de Travis Baldree
Sinopse:
Jonathan e Barbara Rose estão casados há dezoito anos e levam a vida dos sonhos — aparentemente. Ele é um advogado bem-sucedido e ela, uma mulher que dedicou a vida à família. Pais amorosos de dois adolescentes, vivem em um lindo casarão, que reformaram juntos ao longo do tempo, com os filhos, um cachorro, uma gata, as inúmeras e valiosas antiguidades colecionadas com devoção, além de uma bela Ferrari. O que mais poderiam querer?
No entanto, quando Jonathan passa mal no escritório e é levado ao hospital após um repentino ataque cardíaco (ao menos, é o que ele pensa), Barbara percebe que não se importa mais com o marido. O episódio desperta nela uma profunda reflexão sobre sua vida e seu casamento. À frente de um novo e promissor negócio de bufê, tudo que ela quer é uma vida livre de Jonathan. A notícia cai como uma bomba para ele, mas Barbara logo começa os trâmites do divórcio. Só há um problema: nenhum dos dois aceita abrir mão da casa.
Para ambos, não é apenas uma residência, mas a paixão de uma vida inteira. Eles se recusam a deixar o imóvel, e uma grande guerra tem início: Jonathan e Barbara estão dispostos a tudo para expulsar o outro. Custe o que custar, até mesmo a própria casa ou seus adorados itens, no fim das contas.
Quem é o autor?
Warren Adler foi um aclamado autor, dramaturgo e poeta norte-americano, conhecido principalmente por A guerra dos Roses, publicado pela primeira vez em 1981, livro que inspirou o icônico filme estrelado por Michael Douglas, Kathleen Turner e Danny DeVito. A produtora de Adler, Adler Entertainment Trust — administrada por seus filhos —, está adaptando sua extensa obra, que inclui cinquenta romances, inúmeras peças e centenas de contos, para a televisão, o cinema e o teatro. Em 2025, seu grande sucesso ganhou um remake, Os Roses, com Olivia Colman e Benedict Cumberbatch. Adler faleceu aos 91 anos em 2019.
O que esperar do livro A Guerra dos Roses?
De fato, o livro é um romance satírico e sombrio que disseca os limites do amor, do casamento e da ambição, mostrando como a convivência pode se transformar em campo de batalha. Não é a toa que teremos um filme com uma dupla de atores marcantes. Além disso, o tom é ácido e, ao mesmo tempo, mordazmente engraçado, expondo a hipocrisia das convenções sociais e a fragilidade dos laços conjugais quando contaminados por orgulho, ressentimento e desejo de poder. É uma leitura que mistura drama e humor negro, levando o leitor a refletir sobre a linha tênue entre paixão e destruição.




