...

As principais características do estilo gótico são as arquiteturas com abóbadas ogivais, gárgulas, arte monumental paredes mais finas e leves, muitas imagens religiosas, mas principalmente uma predominância na Europa. Para quem gosta desse tipo de história, separamos aqui 5 livros góticos para você conhecer e viajar no tempo.

+ RESENHA: GÓTICO MEXICANO, DE SILVIA MORENO-GARCIA

 Gótico Mexicano, Silvia Moreno-Garcia

Como o nome já diz, Gótico Mexicano é um livro que tem muito do estilo gótico na sua história. Mesmo sendo um enredo que se desenvolve no México, sua essência dos acontecimentos tem muito da cultura inglesa, por isso esse ar mais gótico europeu.

Sinopse: A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.

Compre o livro no site da Darkside Books!

 O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde

A literatura para taurinosVocê com toda certeza já ouviu falar dessa história, principalmente porque ela é um clássico e é um dos livros góticos com o personagem mais excêntrico.

Sinopse: Dorian é um homem que se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton, que considera que a beleza e a satisfação sexual são as únicas coisas que importam na vida. Ele deseja então vender sua alma para que apenas um retrato seu pintado a óleo envelheça e desapareça, mantendo sua juventude eternamente.

Compre na Amazon o livro!

 Mistério em Chalk Hill, Susanne Goga

Esse é mais um livro estilo gótico clássico europeu que se passa em uma cidadezinha afastada da Inglaterra. Aqui temos muito uma ambientação da época em que o gótico era o centro das cidades inglesas.

+RESENHA: MISTÉRIO EM CHALK HILL, DE SUSANNE GOGA

Sinopse: Em 1890, depois de um escândalo que afetou sua reputação, Charlotte Pauly deixa Berlim e vai lecionar para a pequena Emily, em Chalk Hill, uma mansão vitoriana nos arredores de Londres. A menina de 8 anos é sempre atormentada por pesadelos e visões fantasmagóricas da mãe, que se afogou no rio da propriedade em circunstâncias misteriosas. Quando Charlotte tenta saber a respeito da morte de Lady Ellen, o pai de Emily, Sir Andrew, reage com hostilidade.

Compre o livro direto do site da editora Jangada!

 O Homem de Areia, E. T. A. Hoffmann

Mais um clássico de livros góticos, O Homem de Areia é conhecido por possuir uma trama maravilhosamente assustador e surpreendente.

Sinopse: O jovem Natanael é apresentado por meio de cartas escritas ao amigo Lothar, irmão de sua noiva Clara. Perturbado por uma visita inesperada que o remete a uma sinistra lembrança de infância e provoca nele os mais inquietantes pressentimentos, Natanael conta em suas cartas a história do Homem da Areia, segundo a família do menino um homem perverso que jogava areia nos olhos das crianças para depois arrancá-los e comê-los, quando elas não queriam dormir. Mergulhando o protagonista numa espiral de medo, tensão e loucura que o leva ao manicômio, Hoffmann conduz a trama para um desfecho assustador e surpreendente.

Saiba mais sobre o livro e o autor no site da editora Rocco!

 A Outra Volta do Parafuso

Por último e não menos importante, A Outra Volta do Parafuso voltou a ser muito comentado depois da adaptação da Netflix, desse clássico gótico de 1898.

+ CRÍTICA: A MALDIÇÃO DA MANSÃO BLY, SÉRIE DA NETFLIX

Sinopse: A outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. O triunfo íntimo da protagonista, mais que desvendar o mistério de Bly, consiste em vencer o silêncio imposto pela diferença de condição social entre ela e seus pequenos alunos

Compre o livro na Amazon! 

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO