...
Tudo sobre o Oscar Honorário

O que seria o Oscar Honorário?!

Assim que recebemos a lista de indicações, é muito comum ouvir o prêmio Oscar honorário da noite. Apesar de ser não ser o mais esperado da noite, é um dos importantes da Academia. Mas eis que surge a pergunta: O que significa receber esse desempenho?! Fique tranquilo que hoje você receberá a resposta e, ainda, algumas curiosidades a respeito.

Origens da Homenagem:

O chamado Oscar Honorário nada mais é do que uma homenagem ao conjunto da obra de um artista, que esteja contribuindo para a história do cinema. Este pode ser ou um ator, ou diretor e, até mesmo, um produtor. Esta etapa da premiação surgiu na mesma noite em que ocorreu a primeira cerimonia. E desde então nunca mais parou. Os distinguidos recebem a estatueta na cerimônia dos Governors Awards que tem lugar no Hollywood and Highland Center. Na mesma ocasião são entregues o Prêmio Humanitário Jean Hersholt e o Memorial Irving G. Thalberg.  Sendo que o primeiro equivale a contribuições para a sociedade.

Quem recebeu pela primeira vez?!

Oscar Honorário
Charlie Chaplin recebeu o primeiro Oscar Honorário em 1929

Charles Chaplin foi o primeiro nome a receber uma homenagem honorária na história do Oscar, durante a premiação de estreia da Academia, em 1929. O Prêmio Especial se deu por seu trabalho no filme O Circo, no qual escreveu o roteiro, dirigiu e protagonizou. Além disso, o artista recebeu essa honra uma segunda vez, em 1972. Após 20 anos vivendo na Europa como exilado político, ele retorna aos EUA para participar do evento. Nesse hiato, Chaplin fez um discurso emocionado e bastante curto. Entretanto, foi aplaudido pela plateia, em pé, por mais de 12 minutos.

Leia também: Os Momentos mais marcantes do Oscar

Curiosidades:

Oscar Honorário Curiosidade e Origens
Agnès Varda tornou-se a primeira diretora a receber pelo conjunto da obra

É claro que houve inúmeras pérolas ao longo da história da premiação. No entanto, podemos citar algumas para entendermos mais a respeito da vitória. Em 1939, Walt Disney , que já havia recebido pela criação de Mickey Mouse, ganhou mais uma vez, devido por Branca de Neve e os Sete Anões (1937). Tanto que é descrito pela inovação significativa na tela que tem encantado milhões. Incluído que foi o pioneiro de um novo grande campo do entretenimento. Na noite da cerimonia, o mestre das animações recebeu 8 estatuetas, sendo 7 em miniaturas para representar os anões.

Aliás, outro fato que ocorre durante a exibição da amostra são os discursos realizados pelos vencedores, no qual um é mais marcante do que os demais. Agnès Varda tornou-se a primeira diretora a receber pelo conjunto da obra. Diante de suas palavras, ela menciona a desvalorização das mulheres e dos imigrantes dentro da indústria. Ou seja, é um momento de se abrir e alertar o que continua errado dentro da sétima arte.

 

Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias