k pop manual de sobrevivencia

Você com certeza já ouviu PSY, Gangnam Style, certo? Ou viu o VMA do ano passado com o alvoroço que foi a apresentação do BTS, não é mesmo? Se sua resposta foi sim, então você sabe o que é K-Pop, mas você ainda está bem no começo do aprendizado do que é esse mundo, pequeno gafanhoto, porque esse universo é muito vasto do que se imagina. Ficou curioso para saber mais da cultura pop sul coreana? Então você precisa ler o livro K-Pop – Manual de Sobrevivência, das autoras Babi Dewet, Érica Imenes e Natália Pak.

O livro é basicamente um mergulho na cultura pop sul coreana. Escrita de maneira simples e divertida, a obra foi toda feita para ser um manual leve que passa pela história e cultura de um país, juntamente com informações de como são as indústrias do entretenimento, a música e a paixão da Coreia do Sul.

“O K-Pop mudou a nossa vida para melhor. Quem sabe não é exatamente disso que você precisa?”

O K-Pop se tornou mais do que um gênero musical, se tornou um estilo de vida, e é isso que as autoras defendem, trazendo detalhes da cultura, pois cada cor, conceito, ritmo e expressão tem um significado e é isso que os tornam tão intrigantes. Esqueça os boy groups e girls groups que está acostumado, o Manual de Sobrevivência abre as portas para um novo conceito de música e cultura.

Sabia que o K-Pop tem um vocabulário próprio? Claro, eles falam em coreano, mas não é esse o ponto. Eles usam expressões marcantes e que quem curte esse estilo, acaba aderindo. Pensando nisso, a primeira parte do livro é um pequeno dicionário dessas palavras, até para entender quando elas surgirem ao longo do Manual, afinal, um livro de K-Pop precisa fazer uso dessas expressões.

Em seguida temos um resumo da Coreia do Sul, que aos poucos, está ficando cada vez mais atrativa, não só para os fãs, mas para os turistas em geral. Então é trazido de forma leve a história do país, que foi tão sofrida, mas que, enfim, encontrou seu lugar. Depois temos a história do K-Pop, pois é um estilo musical que passou por diversas modificações até ser o que conhecemos hoje.

Uma parte interessante é como funciona a indústria do entretenimento. É tão surreal e tão diferente do que estamos acostumados que as autoras descrevem como “Máquina de fazer Idols”, que é como os cantores são chamados. É relatado o passo a passo, desde o planejamento e seleção, até o nascimento de uma estrela, o que não é algo simples. Às vezes esse processo demora anos, então é bem legal como o livro deixa clara essa questão.

Além disso, o livro conta com diversas entrevistas com grupos de K-Pop, crônicas da Babi Dewet sobre experiências vividas envolvendo o K-Pop e curiosidades desse universo. Também falam de alguns grupos do K-Pop no Brasil e até mesmo de drama coreano (os chamados doramas) que estão cada vez ganhando mais espaço entre os fãs da cultura asiática, além de trazer um passeio por Seul, capital da Coreia do Sul.

Ou seja, se você gosta da cultura pop sul coreana, ou quer aprender mais desse mundo, esse livro é a pedida. Recheado de informações interessantes, essa obra é escrita de forma leve e descontraída, sendo também uma boa pedida para quem curte uma leitura dinâmica. K-Pop – Manual de Sobrevivência é um livro que quebra barreiras e te teletransporta para um novo universo que, já aviso, é um caminho sem volta, mas muito interessante.

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem