...

Uma polêmica envolvendo o ator Jason Momoa, protagonista de “Aquaman”, ganhou as redes sociais nos últimos dias. Na terça-feira (8), um vídeo estava circulando no Twitter, em que o ator aparecia assediando a própria filha, Lola Momoa. Internautas o acusavam de estar apalpando os seios de sua filha e que, incomodada, ela teria retirado a mão do pai. Quando foi ao ar, a conta responsável que postou põe em dúvida o caráter de Jason. “Eu não estou nem aí se a menina é filha dele ou não, olha como ela estava incomodada”, questiona.

Uma série de comentários maldosos e ofensivos, que acusam o astro injustamente e o bombardeiam com ofensas e xingamentos, sem nem a preocupação de buscar se era verdade ou não. Isso chegou ao conhecimento do ator e de seus representantes oficiais, que foram procurar o que de fato estava acontecendo. Foi então que descobriram que as imagens estão editadas e fora de contexto, porque partiram de um vídeo de sete minutos, compartilhado por uma filiada da Fox no Havaí em dezembro, quando o ator compareceu com os filhos à premiere de “Aquaman”. Ao assistir o vídeo completo, é possível perceber que Momoa estava posando para fotos com as crianças, abraçando-as enquanto apoia o braço sobre os ombros dos dois filhos. Quando Lola retira o braço do ator, ela o faz para cochichar algo ao seu ouvido. Outros internautas, contudo, logo perceberam a manipulação e passaram a criticar a falsa denúncia.

Confira o vídeo oficial:

Segundo uma internauta brasileira, membro do Fã Clube Oficial do Jason Momoa, a assessoria já está em contato com o grupo de fãs, que auxiliaram a desmentir a fake news. Indo mais além, ela afirmou que a equipe já tomou todas as medidas judiciais cabíveis para punir o(s) criminoso(s) e garantir que o vídeo adulterado seja terminantemente retirado das redes sociais.

Esse acontecimento pode ser usado para refletir sobre a facilidade de manipular uma imagem e a falta de busca por apuração dos fatos, algo que é muito corrente na sociedade atualmente. Primeiramente, é válido lembrar que quando ocorre um crime assim tem que ser denunciado, mas só quando há confirmação e provas concretas. Como dito anteriormente, o vídeo nada mais é do que Jason abraçando sua filha num evento e só fato de terem editado criou uma polêmica que poderia acabar com tudo que o ator construi.

Jason Momoa
Jason Momoa com seus filhos

É fato que a facilidade de cair em fake news é presente, principalmente com a internet. Isso vem logo quando um título é apresentado e o indivíduo não busca em saber o que de fato houve. Jay Van Bavel, professor de psicologia e ciência neural da Universidade de Nova York, comprovou em uma pesquisa que a tendência que temos a sempre buscar informações que confirmem nossas próprias crenças, seja por meio de memórias seletivas, leituras de fontes que estão do nosso lado ou mesmo interpretando os fatos de determinada maneira. Por essa razão temos dificuldade em aceitar coisas que contradizem aquilo em que acreditamos. O problema vem nessa questão, como muitos acabam indo por esse caminho, é viável que não procuram apurar os fatos e se deixam levar por esses falsos eventos.

Incluindo que o fato de que o usuário que postou acusou Jason publicamente de ter feito o tal ato, apenas com um trabalho falso editado. No código penal brasileiro a pena para os crimes de Calúnia, Difamação ou Injúria é de detenção, de seis meses a dois anos, e multa. E é exatamente o que a pessoa sofrerá no futuro. O assédio sexual é algo sério, que não se pode brincar, já que inúmeras pessoas são acusadas são todos os dias.

Então é visto que a manipulação e a calúnia posuem a mesma forma de uma arma, pode acabar com a vida de algum indivíduo e destruir tudo o que amava. Porém, também é incluso de que a sociedade tem muito o que aprender com casos desse tipo, com a procura e os meios que foram apresentados. Enquanto isso, esperamos se será encontrado aquele que causou todo a discussão e os próximos passos.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO