Conheça o livro “O pequeno caderno das coisas não ditas”, de Clare Pooley

Conheça o livro “O pequeno caderno das coisas não ditas”, de Clare Pooley

Já pensou na possibilidade de mudar a vida de milhares de pessoas? Pois bem, Clare Pooley imaginou e conseguiu, e tudo isso através de um caderninho deixado por um de seus personagens em uma cafeteria. Agora você pode conhecer mais dessa história no livro O pequeno caderno das coisas não ditas.

Sobre a autora

Antes de falarmos sobre a história do livro, precisamos falar sobre Clare Pooley. Inglesa que ajudou milhares de pessoas a parar de beber. Clare se formou no Newnham College, em Cambridge, e passou vinte anos no mundo inebriante da publicidade antes de se tornar mãe em tempo integral. A autora gosta de escrever na mesa da sua cozinha, em Londres, onde vive com o marido, os três filhos, um cachorro e um porco-espinho.

Clare escreve no blog Mummy Was a Secret Drinker, que deu origem ao elogiado livro de memórias The Sober Diaries e a um TEDx Talk e ajudou milhares de pessoas em todo o mundo a parar de beber.

Mas qual a história de “O pequeno caderno das coisas não ditas”

“Todo mundo mente sobre a própria vida. O que aconteceria se, em vez disso, você compartilhasse a verdade?” em torno dessa pergunta que a trama em O pequeno caderno das coisas não ditas se desenvolve. Seis estranhos decidem compartilhar quem eles realmente são de verdade e acabam se conhecendo através de um pequeno caderno.

Julian Jesop, um artista excêntrico de 79 anos, tinha muitos amigos e era famoso. Após a morte da esposa se isolou do mundo e se sente totalmente solitário. Cansado da vida que leva e por não ter com quem compartilhar sua angústia, acredita que as pessoas não são realmente honestas uma com as outras. Então, Julian decide fazer uma experiência: falar a verdade sobre a sua vida em um caderno que intitulou de Projeto Autenticidade.

Deixado em uma cafeteria de Londres no bairro de Fulham, o pequeno caderno verde é encontrado pela organizada e eficiente Monica, dona do local. Após ler a história de Julian, ela também decide contar sobre a sua verdade, desafiando outras pessoas a fazer o mesmo, e deixa o caderno em um bar de vinhos do outro lado da rua. Em pouco tempo, as outras pessoas que se deparam com o caderno acrescentam suas verdades mais íntimas e acabam se encontrando pessoalmente no Monica´s café.

O que esperar da leitura?

O pequeno caderno das coisas não ditas é seu primeiro romance e teve os direitos de tradução vendidos em trinta países e chega ao Brasil pela editora Verus. Em suas 364 páginas, você vai conhecer personagens engraçados, peculiares e reais. Além disso, as histórias contadas são bem reflexivas, como por exemplo a do Hazard, um dependente químico que está entanto um novo rumo para sua vida.

A autora Clare Pooley traz de forma leve e mostrar ao leitor todos os lados de como é lidar com o alcoolismo, solidão, casamento, maternidade e as redes sociais, de como muitas vezes as pessoas acabam esquecendo de compartilhar o melhor fora delas. Esta é uma história sobre ser corajoso e descobrir que mostrar seu verdadeiro eu não é tão assustador quanto aparenta.